Pac-Man (1980)


Título: Pac-Man
Ano de Lançamento: 1980
Desenvolvedora: Namco
Gênero: Maze (Labirinto) - 1 jogador




Pac-Man foi, sem dúvida alguma, o jogo mais influente da história dos arcades. Nele você controla uma criatura muito carismática chamada de 'Pac-Man', e sua missão é percorrer um labirinto, devorando pontos amarelos (pílulas) enquanto foge de quatro fantasmas estremamente irritantes e persistentes (Pinky, Blinky, Inky e Clyde).

O jogo foi criado em 1980 no Japão pela Namco e depois licenciado pela Midway para distribuição nos EUA.

Cada fantasma tinha uma personalidade e comportamento únicos, e bastava um deles encostar em você para Pac-Man perder uma vida.

Além dos pontos amarelos normais, que davam pontos quando comidos, haviam alguns pontos maiores, localizados estrategicamente no labirinto, chamados de 'Power Pills'. Ao comer um destes, Pac-Man se tornava temporariamente invencível, podendo comer os fantasmas (que mudavam de cor por um período curto de tempo).

Quando eram comidos, os fantasmas retornavam ao centro do labirinto, para se regenerar.

Em todas as fases, haviam 240 pontos amarelos e 4 'Power Pills', e era necessário comer todos eles para passar de fase. Cada ponto amarelo pequeno dava 10 pontos, e cada 'Power Pill' dava 50 pontos. Em cada fase, apareciam também por duas vezes alguma fruta que, se comida, dava uma pontuação extra.

Havia também um túnel de escape (com entradas na parte direita e esquerda do labirinto). Eles eram muito úteis para ajudar a fugir dos fantasmas. Os fantasmas também podiam entrar no túnel, mas eram mais lentos para fazer a travessia, o que tornava as coisas mais fáceis para Pac-Man.

No labirinto, os fantasmas também são mais lentos do que Pac-Man para fazer curvas, o que ajuda um pouco a escapar deles, porém, é comum eles cercarem seu personagem, não restando outra alternativa além de perder uma vida.

O jogo original não tinha fim, por um bug que impedia o jogador de finalizar a fase 255. Um erro de programação fazia com que menos do que 240 pontos amarelos aparecessem na tela, e como era necessário comer todas essas pílulas, mesmo que não restasse mais nada na tela, ainda assim a fase não terminava.

Curiosidades:

- As Frutas (que davam pontuação extra) apareciam duas vezes em cada fase, na parte central da tela. Uma aparecia logo após Pac-Man comer 70 pílulas amarelas, e a outra logo após comer 170 pílulas amarelas.

- No início de cada fase, os fantasmas demoram um pouco até localizar Pac-Man,  deixando-o em paz por alguns segundos, então este tempo inicial deve ser usado com sabedoria.

- Como mencionado acima, Pac-Man é mais rápido do que os fantasmas na hora de fazer curvas, pontanto, evite fugir dos fantasmas correndo em linha reta.

- Ao comer alguma pílula amarela, a velocidade de Pac-Man é reduzida um pouco, portanto, se você estiver fugindo de fantasmas, evite locais onde ainda tenham pílulas para serem comidas.

- Lembre-se: A cada nova fase a velocidade dos fantasmas aumenta. Nas fases finais do jogo, mesmo comendo as tais 'Power Pills' não será possível comer os fantasmas, portanto, será necessário entender os movimentos de cada um dos quatro fantasmas para evitá-los a todo custo.

À esquerda a máquina arcade do Pac-Man lançada nos EUA em 1980, e à direita a versão japonesa. 
A máquina arcade original deste jogo tinha uma tela com resolução de 224 x 288 pixels (60.61 Hz), com capacidade para exibir 16 cores. Tinha um joystick que movia o personagem em quatro direções e nenhum botão de ação (já que o ataque de Pac-Man era automático).

Resumindo, era um jogo viciante, com belos gráficos para a época, além de ser um grande 'comedor' de fichas. O sucesso do jogo foi tão grande, que já foram criados mais de 20 jogos para diversas plataformas tendo Pac-Man como personagem principal. Quando o japones Toru Iwatani, autor de Pac-Man criou o personagem, ele nem fazia idéia do sucesso que este viria a ser.

Nenhum comentário:

Postar um comentário