História dos Fliperamas

Arcade (como é conhecido no restante do mundo) ou fliperama (como é tradicionalmente conhecidos no Brasil), pode ser considerado um "videogame" usado em estabelecimentos de entretenimento, mas com grandes diferenças em relação à consoles caseiros.

É uma máquina de entretenimento eletrônica, que era encontrada com muita frequência nas décadas de 1970-1980 na maiorias dos bares, restaurantes, cinemas e casas especializadas em quase todas as cidades do país.

Um fliperama é composto por um gabinete (feito geralmente de madeira ou material plástico), tubo de imagem (CRT), monitor, fonte de alimentação, e sistema de jogo. 

O sistema de jogo varia de acordo com o fabricante, sendo alguns compostos por uma única placa (PCB), ou conjuntos como placa-mãe e cartuchos. Há também os fliperamas dedicados (com jogos que não podem ou são de difícil substituição) Um exemplo bem conhecido são os simuladores de corrida de carros.

Essas máquinas eletromecânicas eram acionadas por meio de fichas de metal, que quando inseridas permitiam que a pessoa jogasse por um determinado período de tempo (geralmente até acabar as vidas do personagem principal).

Um pouco da história...

Em 1971, estudantes da Universidade de Stanford criaram o primeiro arcade com fichas: o Galaxy Game (imagem abaixo), que era uma versão do jogo Spacewar! , um dos primeiros jogos para computador já feitos, no qual dois jogadores controlavam cada qual uma nave espacial e o objetivo era destruir a nave do outro jogador.

Galaxy Game (1971), foi o primeiro fliperama criado.
Em 1972 a empresa Atari é criada por Nolan Bushnell and Ted Dabney, que criam o jogo Pong, um marco na história dos jogos eletrônicos.

Em 1978 a empresa TAITO cria o jogo Space Invaders, um dos maiores sucessos da história, o que ajuda a consolidar a presença dos fliperamas no dia-a-dia dos jovens. Graças à este jogo (e seus futuros clones), as máquinas de fliperama começam a se espalhar pelos bares, restaurantes, docerias e cinemas em todo o EUA, Japão e Europa. Não demora muito para esta mania chegar ao Brasil.

No início da década de 1980 jogos como Space Invaders (1978), Galaxian (1979), Pac-Man (1980), Battlezone (1980) e Donkey Kong (1981) ajudaram as máquinas de fliperama a tornarem-se populares em nosso país.

Durante a década de 1980, os jogos de fliperama eram muito superiores aos apresentados nos consoles domésticos, e gêneros como Beat 'em Up (jogos de ação estilo Final Fight) e Shoot 'em Up (os famosos jogos de naves) tornavam estas máquinas muito disputadas, e era comum jovens gastarem toda sua mesada em fichas.

Já no final da década de 1980, os consoles domésticos já tinham uma tecnologia muito mais avançada, e para tentar combater esta ameaça, os produtores começaram a lançar jogos de luta para duas pessoas (como Street Fighter II, da Capcom, lançado em 1991; e Mortal Kombat, da Midway, lançado em 1992).

Porém, em meados de 1996, os consoles caseiros e os computadores já tinham hardware superior aos arcades. Os PCs com placas de vídeo 3D e os jogos via internet/lan decretaram o fim de uma era.

As máquinas de fliperama perderam status entre os mais jovens, porém, aqueles que vivenciaram esta época de ouro (1970-1990) ainda são apaixonados por estes clássicos, e é por isto que este blog foi criado, para reunir amantes de jogos arcades.

Sejam bem vindos.