M.A.M.E. - Instalação - Parte I


O nome MAME é uma sigla que significa Multiple Arcade Machine Emulator.

Foi criado por um italiano chamado Nicola Salmoria, no ano de 1995. Ele tinha um site onde era um ponto de encontro para programadores, eles criavam programas que imitavam um processador. Este programa se chama emulador. Mas para que alguém queria um programa que imita um processador? Simples, se eles conseguissem um programa que imitasse as funções de um processador ficava mais fácil fazer um jogo que usa aquele modelo de processador funcionar em um PC comum.


No início era feito um emulador para cada jogo, por exemplo, para rodar o jogo Pacman era necessário um emulador, para jogar Rallyx outro emulador, de forma que com o passar do tempo já havia sido criado um monte de emuladores, o que se tornou uma bagunça, então Nicola Salmoria notou que a maioria dos emuladores tinha o mesmo principio de funcionamento e resolveu fazer um emulador que tivesse dentro dele todos os emuladores juntos e deu a ele o nome de MAME.

Na teoria o MAME é uma suíte de desenvolvimento de emuladores das mais completas do mundo. Na prática ele é a realização do sonho de muitos. O dia 24 de dezembro de 1996 é uma data histórica na emulação, pois foi quando começou o desenvolvimento do MAME. A primeira versão do mame, a 0.1 foi lançada no dia 5 de fevereiro de 1997 e com ela vinha emulado apenas 5 jogos. Hoje já passa dos 7000 e esta lista só tende a aumentar.

O MAME original só funciona através de linhas de código, porém, para facilitar a vida dos apaixonados por arcades, foram criados vários projetos de interface gráfica para o MAME (em geral, projetos extra-oficiais, criados por fãs destes jogos).

Na minha opinião, a melhor versão para o Windows é o MAME32 Plus!, pois ele possui uma boa interface gráfica e suporte a muitos jogos. Existem excelentes versões para Linux e Mac, mas neste post falarei apenas da versão para Windows.

Mas um emulador não é nada sem os jogos (no caso de jogos emulados, chamamos de ROM). ROM é o nome que foi dado na emulação a uma cópia de um cartucho de video-game que foi copiado para o computador. Para isso, alguém pegou o jogo original, colocou em uma placa especial (geralmente desenvolvida por ele) esta placa foi ligada ao PC e todo o conteúdo do cartucho foi copiado para o PC (isso é bem mais trabalhoso do que imagina, pois alguns jogos de arcade tinha diversas proteções que impediam a cópia).

O nome vêm do fato das memórias dos cartuchos onde fica armazemado o jogo se chamar memória rom, Random Only Memory.

Geralmente as ROMs vem compactadas no formato .zip, e para que elas sejam reconhecidas pelo MAME, não é necessário descompactá-las, e muito menos renomeá-las (se fizer isso, o MAME não irá reconhecer). Basta colocá-las na pasta chamadas ''roms'', que é criada ao instalar o MAME.

Para que algumas ROMs funcionem no seu computador, porém, não bastam apenas ter o MAME instalado e a ROM na devida pasta. São necessárias, em alguns casos, as BIOS que acompanhavam os jogos nas máquinas de arcade.

As BIOS podem ser encontradas na Internet (são, em geral, arquivos bem pequenos e no formato .zip). Para instalá-las, basta fazer o mesmo procedimento que fazemos com as ROMs (jogá-las na pasta ''roms'' do MAME, sem descompactar nem renomear).

Ao entrar no MAME, aperte a tecla F5 para atualizar a lista de jogos instalados (faça isso sempre que colocar uma ROM nova na pasta ''roms''). Para entrar em um jogo, selecione-o e aperte a tecla ENTER.

Dentro do jogo, você verá, dependendo do jogo, mensagens em inglês e imagens distorcidas. Isto é normal, pois é exatamente o que aparecia quando uma máquina de fliperama era ligada. Após alguns segundos, a tela inicial do jogo surge.

Para jogar, é necessário simular que você está colocando Fichas na máquina. A tecla padrão para isso é "5". Veja que quanto mais você apertar a tecla 5, mas créditos são inseridos. Para iniciar o jogo, clique na tecla ''1''.

Ao iniciar de fato o jogo, as teclas padrão dos jogos são: Setas direcionais, e teclas Z, X, C e V.

Você pode trocá-las, (até mesmo para configurar um controle), clicando na tecla ''TAB''.

Futuramente postarei mais dicas sobre a configuração do MAME.

O MAME32 Plus! pode ser baixado clicando neste link: Baixar MAME32 Plus!

Qualquer dúvida, poste aqui que eu terei o maior prazer em responder.



4 comentários:

  1. Sim, eu rodo esta versão do M.A.M.E. no meu Seven 64 bits, e roda perfeitamente.

    ResponderExcluir
  2. veja só sou da decada de 80 na verdade nasci na decada de 70 mas vivenciei os fliperamas da vida nesse tempo foi maravilhoso agora mesmo eu baixei REPULSE jogaço naquele tempo mas na verdade eu queria dois jogos que eu pudesse baixar um era que o cara antes de sair pra salvar alguma coisa eu não lembro ele sempre dizia "let's go roger" quando começava sua luta e outro era de um helicoptero que soltava bomba e atirava passava por labirintos de predio eu acho e também por cavernas estreitos me indica no meu e-mail agradeço muito meu e-mail é fabriciobikesom@gmail.com.

    ResponderExcluir
  3. Gistaria de saber também sobre esse game que dizia "let's go, Roger!"... Ele até lembrava um pouco o doble dragon! Se alguém souber o nome, dá um toque!

    ResponderExcluir