Donkey Kong (1981)


Título: Donkey Kong
Ano de Lançamento: 1981
Desenvolvedora: Nintendo
Gênero: Plataforma - 1 jogador




Um verdadeiro marco nos jogos eletrônicos. É assim que pode ser resumido esta verdadeira obra de arte criada por Shigiru Miyamoto, da Nintendo, em 1981.

Em Donkey Kong você controla Mario (talvez o personagem mais famoso da história dos games), e sua missão é ajudar este carpinteiro (sim, neste jogo ele era um carpinteiro e não um encanador) a resgatar sua namorada, Pauline, das garras de Donkey Kong. Este foi o primeiro jogo de plataforma já criado. 

Na verdade, o nome do jogo (e do personagem central da história) deveria ser 'Monkey Kong', mas por um erro de tradução do japonês para o inglês, o jogo chegou no Ocidente com o nome de 'Donkey Kong'.

São várias missões, mas o objetivo é sempre o mesmo. O macaco gigante leva Pauline para o topo de algum prédio ou estrutura, e Mario deve chegar até o topo, se esquivando dos barris e bolas de fogo.

Era necessário pular para não ser atingido pelos objetos, e utilizar escadas e elevadores para chegar até o topo. Para ganhar pontos adicionais, Mario poderia coletar guarda-chuvas, chapéis, bolsas, e outros itens femininos que Pauline deixava cair de vez em quando.

Apesar de não haver um botão de ataque (só havia um botão de ação, para pular), em determinadas fases, Mario podia pegar um 'martelo' que só funcionava durante alguns segundos (o ataque era automático), sendo muito útil para destruir os barris e outros itens jogados por Donkey Kong. Porém, Mario não podia pular enquanto estivesse usando o martelo.

Ao chegar no topo, na plataforma onde Pauline, Donkey Kong a pegava novamente e ambos fugiam para o próximo nível, deixando nosso herói Mario chupando dedo.

Os inimigos de Mario no jogo eram basicamente os barris jogados por Donkey Kong. Alguns caíam direto, enquanto outros saíam rolando pelas plataformas. Os barris cor de laranja eram comuns, enquanto os de cor azul pegavam fogo ao atingir as latas de óleo ferventes, que ficavam lá embaixo da tela.

Donkey Kong foi o primeiro grande lançamento da Nintendo, ajudando-a a se consolidar no mercado de games arcade no Japão e nos EUA. Na época, a Universal Studios processou a Nintendo por entender que o personagem 'Donkey Kong' era uma cópia de King Kong e infringia seus direitos autorais. A Nintendo contratou o advogado John Kirby, que descobriu que a própria Universal Studios já havia sido processada pela RKO Pictures anos antes pelo mesmo motivo (uso indevido da marca King Kong), e na época havia provado que a marca 'King Kong' era de domínio público. Graças à isto, a Nintendo ganhou o processo e recebeu da Universal Studios a quantia de U$ 1,8 milhões por danos.

Em homenagem ao advogado que salvou a empresa de um processo milionário, que poderia ter acabado com a empresa, a Nintendo criou um personagem com o nome dele: Kirby.

Voltando ao jogo, a pontuação era bem simples: para cada item que Mario pulava, ele ganhava sempre 100 pontos. Ao destruir um item com o martelo, a pontuação variava entre 300, 500 ou 800 pontos, dependendo do objeto. O jogo tinha 22 fases, todas com o mesmo objetivo, com exceção da última, aonde Mario podia retirar os parafusos da plataforma aonde Donkey Kong estava, fazendo com que ele caísse e o jogo terminasse.

A máquina arcade original tinha um belo acabamento para a época, e possuia controle para apenas um jogador (um joystick que controlava Mario em 4 direções e um botão de ação, que fazia o personagem pular). A tela tinha uma resolução de 224 x 256 pixels, e era capaz de exibir 256 cores a 60.6 Hz.

A série Donkey Kong para arcades teve ao total 3 jogos:
- Donkey Kong (1981);
- Donkey Kong Junior (1982);
- Donkey Kong 3 (1983).

Esta é uma máquina bem difícil de se encontrar. Eu vi uma destas em Balneário Camboriú-SC, por volta de 1988, ou 1989, não lembro bem. Era um jogo bem difícil, mas a estratégia era sempre a mesma em qualquer fase. Bastava pular os barris, se esquivar das bolas de fogo e usar no tempo certo o Martelo.

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