Galaxian (1979)


Título: Galaxian
Ano de Lançamento: 1979
Desenvolvedora: Namco
Gênero: Jogo de Naves (Shoot'em Up) - 1 jogador




Alguns podem até classificar 'Galaxian', desenvolvido pela empresa Namco em 1979, como sendo um clone de 'Space Invaders', lançado um ano antes pela Taito. Porém, Galaxian é muito mais do que isto. Este jogo é uma verdadeira revolução nos jogos do gênero, pois implementa uma nova I.A., com monstros muito mais inteligentes (algumas vezes parecem verdadeiros kamikazes voando em sua direção) e foi também o primeiro jogo na história a apresentar 100% de seus gráficos em cores RGB.

No jogo, você está no controle na nave 'Galaxip', uma nave que se movimenta apenas para a direita e para a esquerda da tela, e sua missão é derrotar os 'Galaxian', aliens coloridos que, ao contrário dos vistos em Space Invaders, se movimentam rapidamente, saindo de formação às vezes para atacar sua nave, em uma investida suicida.


Portanto, ao jogar Galaxian, era necessário muito mais atenção e reflexo do que outros jogos do gênero. Truques simples como ficar no canto da tela, ou correndo de um lado para outro atirando não funcionam aqui.


E nada de escudos para proteger sua nave, ou power-ups para seu canhão. Era só você e um exército de aliens multi-coloridos kamikazes que não davam sossego.


Galaxian foi um dos primeiros jogos produzidos pela Namco (e o primeiro de grande sucesso, o que ajudou e muito a companhia a se destacar no mercado mundial de games).

Ao iniciar o jogo, a ação começa imediatamente. Você tem munição ilimitada, porém, ao atirar, seu tiro deve alcançar algum inimigo ou o fim da tela para que você possa atirar novamente, portanto, era necessário calcular quando atirar. Era possível matar até dois aliens, desde que eles estivessem bem próximos no momento do impacto.

No começo, é normal um ou dois Galaxians (geralmente os azuis, vermelhos ou roxos), sairem de formação e descerem a tela atirando lasers e jogando a nave deles contra você. À medida em que você avança no jogo, poderá se deparar com hordas de 10 a 15 aliens descendo e atirando.

A pontuação máxima do jogo é 999.999. Após atingi-la (o que eu acho praticamente impossível), o contador volta à zero.

Os inimigos SEMPRE saem de formação para atacar sua nave pelas laterais, nunca pelo meio, e mesmo eles descendo atirando e fazendo acrobacias, ao chegar bem próximo da sua nave, eles não atiram (apenas jogam a nave deles em cima da sua). Os inimigos que passam pela sua nave sem serem destruídos, voltam à formação inicial, no topo da tela.

A máquina arcade criada pela Namco era de cor branca, com um alien verde pintado na lateral. O painel de controle era bem decorado, com instruções sobre o jogo. Não havia um joystick para mover a nave, apenas dois botões que moviam a nave para a direita ou para a esquerda, e um botão de ação. O monitor tinha a capacidade de exibir 16 cores, numa resolução de 224 x 256 pixels (60.61 Hz).

Nenhum comentário:

Postar um comentário