1942



Nada mais justo do que dar o pontapé inicial neste blog, falando sobre o primeiro jogo que eu vi em um Fliperama: "1942". Isto ocorreu por volta de 1989 (eu tinha sete anos de idade e até então o único contato que eu havia tido com jogos eletrônicos era através do Atari de um colega da minha rua). Este primeiro contato com uma máquina de fliperama ocorreu durante uma viagem em minhas férias escolares para a cidade de Balneário Camboriú-SC, em uma sala de jogos dentro de um Camping aonde ficamos.

Era uma sala de jogos bem ampla, com mesas de bilhar, de pebolim, de ping-pong, e 3 máquinas de fliper (porém a única que realmente me cativou foi esta, com aqueles aviõezinhos atirando e fazendo acrobacias). Perdi inúmeras fichas na época nesta máquina, mas jamais zerei o jogo.

Depois desta época, jamais vi novamente uma máquina com este jogo, porém, graças ao M.A.M.E. pude jogar novamente este jogo em meu PC, então aproveito este espaço para colocar o link da ROM e informações adicionais sobre o jogo:

Título: 1942
Ano de Lançamento: 1984
Desenvolvedora: Capcom

1942 é um jogo de naves vertical (o avião é visto de cima) e o cenário é o continente asiático durante a II Guerra Mundial.

O objetivo principal do jogo é chegar à Tóquio e destruir os aviões de guerra japoneses, controlando um avião norte-americano. Além dos tiros, o avião também podia fazer um ''loop'', para desviar dos ataques.

Mas para quem jogava na época, o mais importante no entanto era fazer a maior pontuação possível, para que suas iniciais ficassem no "Top 5".

Em uma rápida pesquisa pela internet, descobri que o recordista mundial em pontuação neste jogo é o canadense Martin Bedard, que atingiu incríveis 13.360.960 pontos, em 19 de novembro de 2006 (na época em que eu jogava, 40.000 pontos já eram uma vitória e tanto pra mim, pois me deixava em primeiro naquela máquina).

O jogo só tinha 04 (quatro) chefões, que eram encontrados ao final das fases 26, 18, 10 e 02 (Isso mesmo: o jogo tinha 32 fases, começando na fase 32 e terminando na fase 1). Ao terminar a fase 1, que era a última, o jogador ganhava 10.000.000 de pontos de bônus. Eu não sei que mensagem aparecia ao derrotar o último chefão, pois eu nunca sequer cheguei nele.

Toda vez que você terminava uma fase, apareciam as estatísticas de quantos tiros você acertou. Terminando a fase com 100% de aproveitamento dos tiros (o que era quase impossível) você ganhava um bônus de 50.000 pontos.

Outra coisa que chamava muito a atenção no jogo eram os ''power-ups'', que davam desde uma vida extra, até bombas que destruíam tudo na tela. O power-up que dava um ''loop'' extra era bem útil contra os chefões do jogo.

Enfim, 1942 era, sem sombra de dúvida, o melhor jogo de naves da época, e o sucesso foi tamanho que a Capcom acabou lançando 6 sequências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário