Marvel vs. Capcom: Clash of Super Heroes (1998)


Título: Marvel vs. Capcom: Clash of Super Heroes
Ano de Lançamento: 1998
Desenvolvedora:Capcom
Gênero: Luta




Marvel vs. Capcom: Clash of Super Heroes é um excelente e viciante jogo de luta arcade, que mistura personagens de Street Fighter e da Capcom. Nele você pode escolher dois personagens, além de um assistente (escolhido aleatóriamente pelo sistema), e seu objetivo é derrotar o vilão Onslaught.

Marvel vs. Capcom: Clash of Super Heroes não foi o primeiro da série (outros dois foram lançados antes), mas o que torna este jogo tão especial para quem perdeu várias tardes em Fliperamas lotados, esperando sua vez para ''tirar um contra'' eram os gráficos muito bem desenhados, a possibilidade de usar dois personagens (era possível trocar de personagem várias vezes durante a partida), e a possibilidade de se chamar um assistente (controlado pelo computador), para auxiliar por um curto período de tempo.

A jogabilidade é a mesma dos outros jogos da série, e os combos continuam sendo um show à parte. Na minha opinião, as animações dos personagens não estava tão bem feita quanto em "Marvel Super Heroes", de 1995, mas ainda assim era um deleite ficar próximo à uma máquina destas observando os combos de Hulk, Venom ou War Machine, que afetavam até o cenário! Eu confesso que ''matei'' muita aula na faculdade pra ficar jogando isto, em Santos-SP.

O jogo se passa no universo Marvel, e o objetivo é derrotar o vilão Onslaught (fusão de Charles Xavier e Magneto). No final do jogo, Onslaught aparece numa forma mais conhecida, usando alguns poderes de Magneto. Quando ele é derrotado pela primeira vez, ele ressurge como um gigante, e só é possível acertá-lo no braço ou na cabeça. De fato, não há muito segredo para derrotá-lo, e o jogo todo é até certo ponto fácil de ser finalizado.

Quanto às inovações que este jogo trouxe, merecem destaque o ''Duo Team Atack'', que permite que usemos nossos dois personagens selecionados para atacar simultaneamente (excelente tática contra jogadores que apelam muito, pois é praticamente impossível se defender de um ataque desses); e o ''Assistente'', que é escolhido aleatóriamente pelo jogo, e pode ser chamado um determinado número de vezes durante a luta. Se for um assistente forte, pode ser chamado apenas 03 vezes, porém, assistente mais fracos podem ser chamados até 09 vezes.

Os personagens principais presentes neste jogo são:

Personagens da Marvel
Captain America
Spider-Man
Hulk
Gambit
Venom
War Machine
Wolverine

Personagens Capcom
Captain Commando
Chun-Li
Jin Saotome
Morrigan Aensland
Megaman
Ryu Hoshi
Strider Hiryu
Zangief


Personagens secretos
- Golden War Machine (Homem de Ferro): Uma forma dourada de War Machine que não possui defesa, mas não sofre combos ou agarrão. Seu poder de defesa foi aumentado incrivelmente, porém sua velocidade é baixa;
- Hyper Venom(Carnage): Uma versão mais rápida de Venom. Ele é o personagem mais rápido da Série Marvel vs. Capcom, mas ele sofre dano praticamente dobrado em relação aos outros personagens;
- Orange Hulk: Um Hulk laranja, mais veloz que a versão normal de Hulk, com os movimentos de Marvel Super Heroes e sem super-armor.
- Lilith-Mode Morrigan: A forma de Morrigan com a palheta de cores de e os movimentos de Lilith (embora ela possui um movimento chamado Brilliant Shower, um movimento especial que Morrigan possui originalmente na série Darkstalkers);
- Shadow Lady: Uma palheta de cores tipo ciborgue para Chun-Li, similar à Shadow em Marvel Super Heroes vs. Street Fighter mas com diferentes tipos de movimentos ciborgue. Sua velocidade foi aumentada, assim como Shadow e seus olhos emitem uma luz quando ela utiliza um movimento especial (Hyper Combo);
- Roll: Ela é a única personagem secreta do jogo que possui seus próprios sprites. Ela é muito baixa (mais que Mega Man) e pode se abaixar da maioria dos ataques. Seus ataques imitam os golpes de Mega Man, porém com menor dano e mais lentos, devido aos muitos sprites de animação antes dela desferir os golpes. Ela também aparece em uma das poses de vitória de Mega Man. 



Chefe
- Onslaught (Massacre): Onslaught inicialmente aparece em uma forma mais conhecida, armado com muitas versões de poderes usados por Magneto. Quando Onslaught é derrotado, ele retorna, e aparece gigante ao fundo da tela e com novos movimentos. O jogador acerta apenas seu braço e sua cabeça, enquanto Onslaught pode atacar usando seu braço gigante e muitos tipos de ataques de energia.

Era possível liberar os personagens secretos na tela de escolha de personagens, utilizando alguns códigos (geralmente selecionando algum personagem especifico, e fazendo uma determinada sequência apenas com o joystick). Apenas na versão japonesa deste jogo é que era possível jogar com Onslaught.



As máquinas arcade equipadas com este jogo tinham resolução de 384 x 224 pixels, a uma taxa de atualização de 59.63 Hz, e vinham com controles para dois jogadores (um joystick que movimentada o personagem em oito direções, e seis botões de ação). 

Sequências:
1. X-Men vs. Street Fighter (1996) 
2. Marvel Super Heroes vs. Street Fighter (1997) 
3. Marvel vs. Capcom - Clash of Super Heroes (1998) 
4. Marvel vs. Capcom 2 - New Age of Heroes (2000) 
5. Marvel vs. Capcom 3 (2011 - in Development)

Se você já tem o M.A.M.E. instalado em seu computador, não perca tempo. Baixe logo a ROM deste jogo, que você não vai se arrepender. Não esqueça de baixar também as BIOS requeridas, pois caso contrário o jogo não irá funcionar.

Um comentário:

  1. Muito bom esse jogo já tirei 60 fichas em um dia só jogando com Wolverine ... Dia he-pico !

    ResponderExcluir